Gowalla: que nem o foursquare, só que melhor. “or is it?”

todo mundo hoje em dia está falando do (e usando o) foursquare. mas pros antissociais que leem o blog, eu vou explicar: o foursquare é um serviço em que as pessoas compartilham onde estão no momento com os seus amigos, dão dicas sobre esses lugares e tem o elemento “jogo” do serviço, com a possibilidade de alguém ser o “prefeito” daquele lugar (a pessoa que fez mais check-ins nesse lugar por um determinado período) e poder acumular badges (“distintivos”) dependendo do que você faz. mais recentemente, vários locais passaram a ter a possibilidade de oferecer vantagens para quem for o “prefeito” ou tiver feito “x” check-ins em “y” dias naquele local.

mas tem um serviço parecido com o foursquare, mas diferente: o Gowalla também pode ser descrito como um “guia de viagem social” e também é cheio de elementos de jogo, mas a interface é muito mais agradável (principalmente nos aplicativos móveis para iOS – iPhone e iPad, Android, HP webOS, smartphones BlackBerry e Windows Phone 7). por exemplo, quando você se cadastra no Gowalla, você não faz um “perfil”, você faz um “passaporte” (e a tela inicial dos apps do Gowalla de fato lembra um passaporte), e depois que você faz um check-in, o programa inclusive “imprime” um “recibo” do seu check-in. Além disso, os check-ins são feitos com o GPS ou a triangulação da rede móvel (para você provar que está, de fato, naquele lugar), enquanto que no foursquare, dá pra fazer um check-in em um lugar a dezenas (ou mesmo milhares) de quilômetros de onde você está realmente.

além disso, enquanto você acumula badges no foursquare, no Gowalla você acumula pins (para os países e regiões que você visitou ou viagens que você fez, além de tarefas – aqui chamadas de “desafios” – realizadas no serviço), selos (para os lugares – ou “spots” – que você visitou (e os selos personalizados, feitos pela equipe do Gowalla, aparecem na versão web do passaporte junto dos pins), e itens que você acumula em vários lugares (normalmente em edições limitadas em algumas dezenas de milhares).

fora que, enquanto que no foursquare você pode dar na web dicas sobre um determinado lugar, no Gowalla você também pode fazer isso, mas também dá uma categoria para essa dica – ou highlight, “destaque” – como, por exemplo, “Wi-Fi grátis”, “meu inferno particular”, “segredo mais bem-guardado” ou até mesmo “WTF”, o que facilita para os visitantes saberem se tem alguma coisa interessante nesse lugar.

se não tiver um “spot” onde você estiver, pode criar um, mas só pode fazer isso enquanto você estiver lá, através dos apps móveis (o que até faz um certo sentido, já que logo quando você cria um “spot”, já determina a posição no mapa), mas depois que você criou o spot, pode editá-lo a qualquer momento pela web. além disso, o Gowalla também pode ser integrado ao foursquare. isso mesmo que você leu! se o “spot” tiver uma identificação do foursquare cadastrada, você pode fazer check-in nesse lugar tanto no Gowalla quanto no foursquare usando o app do Gowalla.

o problema do Gowalla? além do fato de atualmente ter menos usuários que o foursquare, é que (exatamente por esse motivo), as promoções para pessoas que fazem check-ins no Gowalla ainda são poucas, fora que não existe (que eu saiba) um sistema de localização de ofertas em “spots” próximos, ao contrário do foursquare, que tem um link pras ofertas na vizinhança logo na seção de locais dos apps.

o Gowalla é interessante, fácil de usar (mas nem tanto para criar “spots”) e divertido. só precisa ser mais difundido e melhorar seus sistema de ofertas para as empresas.
e só um jabá meu aqui: me add no foursquare e no Gowalla, plz!

0 Response to "Gowalla: que nem o foursquare, só que melhor. “or is it?”"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme