Windows Phone 7 Series: Windows Mobile já era. ponto.
quem me conhece (e a meia pessoa que entra nesse blog todo dia esperando post novo) sabe que o meu objeto de desejo quando o assunto é celular é algum aparelho da família iPhone (atualmente, o iPhone 3GS), apesar de pensar várias vezes em comprar um celular com o sistema Android (como o Motorola Milestone ou o Nexus One).
o meu aparelho atual é um Sony Ericsson K550i Cyber-shot (um dumbphone que dá conta do recado – a maior parte das fotos do meu Flickr foi tirada com ele), e os únicos smartphones dessa casa rodam ou Symbian ou Windows Mobile 6 (o dono de um deles só usa pra telefonar, nem pra mandar torpedo – quando manda, tem que pedir minha ajuda).
e o Windows Mobile era um dos sistemas operacionais móveis que mais resistiram ao tempo. desde o tempo dos PDAs (também conhecidos como “palmtops”, alguém lembra deles?), passando pelos smartphones mais antigos até chegar aos smartphones de hoje, massacrados por plataformas como o iPhone, Android, BlackBerry e até mesmo o Symbian.
e tudo isso fez com que a Microsoft começasse de novo, lançando o Windows Phone 7 Series, um sistema totalmente novo, diferente não apenas do WM6, mas também dos seus concorrentes. em vez do foco nos aplicativos, o foco é nas funções, no que dá pra fazer com o aparelho. em vez de simples apps, as funções principais estão em “hubs” específicos para cada função, como e-mail, fotos, redes sociais online, música e vídeo (powered by Zune – e uma notícia interessante pro mercado brasileiro: aparelhos e serviços do Zune vão estar disponíveis em todos os países onde o WP7 estiver disponível, diz o Engadget), jogos (com suporte ao Xbox Live, conquistas – ou “achievements”, como quiser chamar – e muito mais do ecossistema Xbox), Office e mais.
é oficial: o Windows Mobile 6 foi enterrado vivo.
qual o principal problema? só vai sair no fim do ano. até lá, a Apple, o Google e todos os outros podem lançar algo que vai acabar ofuscando o WP7 e reduzindo ele ao nível do… WM6 talvez. e até lá, talvez também já tenha comprado um iPhone ou um Nexus One (ou um dos seus sucessores). ;-)
o Engadget e o Gizmodo já têm vídeos com as suas primeiras impressões sobre o sistema. quer ver? só clica em um dos links.
0 Response to "Windows Phone 7 Series: Windows Mobile já era. ponto."
Postar um comentário