Macs, PCs, comerciais, a economia e uma ruiva
(nota: este post – assim como quase todos os posts do não-iogurte – é escrito no Windows Live Writer em um PC rodando Windows XP)
tudo começou como simplesmente parte da campanha "I'm a PC" da Microsoft (assinada pela Crispin Porter + Bogusky), mostrando Lauren, uma ruiva (supostamente) aleatória (supostamente) vinda de um grupo focal da Microsoft aceitando o desafio deles: tentar encontrar o notebook que ela quer por um preço "X": nesse caso, um com tela de 17 polegadas por menos de mil dólares. se encontrar, é dela.
qual foi a primeira loja? uma loja da Apple. tinha um notebook de 17 polegadas por menos de US$1000? não, só um MacBook branco (o de plástico) com tela de 13 polegadas. ela disser "não ser cool o suficiente para ter um Mac" (apesar dela ter um New Beetle). e qual computador ela levou? um PC (dãã) de US$700, mais precisamente um HP Pavilion com processador AMD Turion X2 (e, obviamente, tela de 17).
o comercial foi eficaz? com certeza. não apenas por ser tempo de crise econômica mundial e todo mundo querer economizar (principalmente nos EUA, o olho desse furacão todo), mas também reacendeu o debate "Macs são caros?" na comunidade tech online e gerando uma nova guerra fanboys de Mac x fanboys de PC x todos os outros, seja por recursos, seja por preço, seja por design, seja por preço, seja por mais recursos, seja por preço, seja por preço, seja por... já falei de preço? (afinal, como diz a Ricardo Eletro, "preço é tudo" – por isso o slogan lá na imagem)
tá certo, eu compraria um Mac (um MacBook Pro, se possível), mesmo custando uma facada (no Brasil, onde a carga tributária fode todo mundo, mais ainda), mas alguns PCs equivalentes custam tanto quanto (ou até mais). a Dell acaba de lançar no Brasil o Adamo, seu notebook ultrafino, que sai por R$9000-R$11300 (!!!), enquanto que o MacBook Air sai por R$7500-10000 (ainda assim, !!!). [MacMagazine] (outro comparativo, dessa vez entre o MacBook Pro de 17 polegadas e PCs equivalentes, e no contexto do mercado americano, está disponível aqui)
além disso, a ruiva do comercial (a propósito, eu gosto de ruivas, e esperem alguns posts relacionados a isso mais pra frente) é uma atriz (mas tudo bem, Justin "Mac" Long e John "PC" Hodgman também são), o nome dela realmente é Lauren (Lauren DeLong, pra ser mais exato), não se sabe exatamente se ela realmente veio de um grupo focal (por isso os "supostamente" lá em cima), recebeu uma oferta de um cara que aceitar dar para ela o seu PowerBook G4 de 17 polegadas (isso mesmo, DAR!), mas ela assinou um acordo de confidencialidade impedindo ela de falar sobre o comercial, ou mesmo sua experiência com o HP, quanto mais aceitar o PowerBook do cara.
Macs são caros? com certeza. muitos PCs bons também. mas quando todo mundo quer economizar, vai pro mais barato (não é sem motivo que computadores da Positivo vendem tanto), mesmo querendo algo um pouco melhor. mas para a turma do "there's no such thing as bad publicity", a Microsoft conseguiu aparecer. e muito.
[Gizmodo (2), MacMagazine]
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