manual de redação e estilo não é iogurte.
ontem, lancei meu novo projeto: o tumblelog Brand Police, (UPDATE: o blog foi desativado, mas volta em breve) onde você pode fazer o papel de “fiscal dos guardiões de marca”, denunciando qualquer coisa que você achar que não está de acordo com a atual identidade de uma marca, por menor que seja o “delito”. enfim, é um lugar onde você pode ser o mais chato possível, o mais detalhista possível, o mais “Sheldon Cooper” possível quando o assunto é identidade de marca, visual, verbal ou qualquer coisa que for. e decidi aproveitar o momento para compartilhar com vocês o Manual de Redação e Estilo do não é iogurte.
como alguns de vocês sabem, jornais, revistas e outras publicações têm seus Manuais de Redação e Estilo, que têm como objetivo estabelecer uma “imagem” consistente entre os artigos de todos que trabalham nessas organizações. como o não é iogurte. tem apenas um autor, eu mesmo, o manual de redação e estilo não é iogurte. serve mais como um guia de estilo para os posts desse blog. mas na ocasião de mais pessoas escreverem pro blog, esse manual vai ser útil para eles.
aí vão as diretrizes:
- frases devem sempre ser iniciadas por minúsculas, salvo quando for o nome de alguém ou de algo (a não ser quando o nome de algo for iniciado por minúsculas, como “manual de redação e estilo não é iogurte.”).
- os nomes de marcas, organizações ou serviços devem ser mencionados da mesma forma que essas organizações se referem a si próprias (por exemplo: “PwC”, “foursquare”, “MINI”), salvo algumas exceções (ocasionalmente, a NIVEA poderá ser chamada de “Nivea” no blog, e o canal de televisão antes conhecido como “The History Channel”, que se refere como “HISTORY”, será referido no blog como “History”).
- especificamente com relação ao Twitter, o ato de se escrever uma mensagem no Twitter será referido como
“tuitar” (como o verbo recém-adicionado aoDicionário Aurélio)“tweetar”, como o Twitter começou a se referir a esse ato a partir do lançamento da sua versão em português (mas como o Twitter demorou para oficializar a grafia do verbo pro público, Aurélio 1x0 Twitter), e tais mensagens serão referidas como “Tweets” (como o próprio Twitter se refere a essas mensagens). - o nome “não é iogurte.”, quando se referir ao blog, deve ser sempre escrito em minúsculas, em negrito e com um ponto final. porém, quando se referir a produtos e situações que não são iogurte, não precisa, necessariamente, seguir à mesma diretriz.
- o proprietário do blog poderá fazer emendas a este manual a qualquer momento, portanto aceite este fato.
- o não é iogurte., em hipótese alguma, salvo no dia 1º (primeiro) de abril, deverá publicar posts relacionados a iogurte ou produtos alimentícios semelhantes a iogurte.
qualquer dúvida, favor se comunicar com este que vos fala, nos comentários ou via Twitter.
0 Response to "manual de redação e estilo não é iogurte."
Postar um comentário