a nova identidade da NBCUniversal: “mais colorida” ou não?
a NBCUniversal (antiga NBC Universal, com espaço) apresentou seu novo logotipo sexta-feira (28.1.2011). mas antes explico quem é a NBCUniversal.
a NBCUniversal, ou “NBCU” para abreviar, é dona, além da NBC e da Universal Studios (dããã), do Syfy (ou, como minha tia chama, “sífi” – na verdade, a pronúncia é igual à de “sci-fi”), do Studio Universal (dããã), do Universal Channel (dããã, mas nem tanto no Brasil, onde ele é uma joint-venture com a Globo), entre outras empresas. como a NBC está com a audiência lá em baixo, e a NBCU vem perdendo dinheiro dia após dia, a GE (então sócia majoritária da NBCU), decidiu vender o controle da empresa para a Comcast, a maior operadora de TV a cabo dos EUA. a Comcast ficou com 51% da empresa, e a GE, com 49%.
agora vamos ao logo.
o logo anterior da NBCU era o mais óbvio de todos: o pavão da NBC com o globo da Universal. depois que a Comcast assumiu, eles sumiram do logo. reações na internet americana (que ainda está se recuperando do fiasco do logo da Gap) foram furiosas. principalmente porque mexeram em um dos logos mais conhecidos dos EUA, senão do mundo, o pavão da NBC.
mas esse logo novo é o logo do grupo, da empresa dona da NBC, e não o da rede de TV.
o pavão está a salvo, tanto no logo da NBC, quanto nos logos da MSNBC (o canal de notícias que tem a Microsoft como sócia minoritária – é de lá que vem o “MS”) e da CNBC (o canal de economia). e o globo ainda está no logo da Universal.
até faria uma analogia com os logos da Rede Globo e das Organizações Globo, mas como o logo da TV Globo mudou bastante desde o final dos anos 1980 (quando foi lançado o atual pavão da NBC), mas se manteve basicamente o mesmo (enquanto o logo da NBC, a rede de TV, não mudou nada desde então), só ver essa coleção de vinhetas da Globo no YouTube, deixei quieto.
ainda não sei quem fez o logo (e toda a identidade) da NBCUniversal, mas quem tiver feito vai ter que se defender. e muito. afinal, para muitos entusiastas de identidade, parafraseando Márcia Goldschmidt, “mexeu com o pavão da NBC, mexeu comigo!”.
UPDATE: quem fez a nova identidade da NBCUniversal foi a Wolff Olins (também responsável pelas identidades da Oi, da GE – sócia da NBCU, da Unilever e pela polêmica identidade das Olimpíadas de Londres 2012), mais detalhes aqui.
(e pra todos vocês que não entenderam a coisa do “mais colorida” no título do post, o atual slogan da NBC é “More colorful.”. e aproveito para dar um link pro case da atual identidade on-air “mais colorida” da NBC.)
0 Response to "a nova identidade da NBCUniversal: “mais colorida” ou não?"
Postar um comentário