todo mundo odeia o logo da Copa 2014: versão americana: Pentagram, Nova York.
fato: o emblema oficial da Copa do Mundo da FIFA™ Brasil 2014 não é uma unanimidade (e já é a segunda vez que digo isso).
o que também é fato é que agora todo mundo quer alguma coisa para compensar isso. a bola da vez (com trocadilho)? a identidade da candidatura dos EUA à Copa de 2018 ou 2022 (as duas sedes serão decididas ao mesmo tempo, em dezembro).
os logos das candidaturas são padronizados, com símbolo da candidatura à esquerda e o da confederação do país candidato à direita (os logos de todas as candidaturas estão no artigo na Wikipédia, e ilustrando o post tem como seria o logo da candidatura de 2014 se já fosse sob esse padrão). o que fazer para compensar isso? uma identidade bastante tipográfica. os responsáveis são Michael Gericke e Luke Hayman, designers do estúdio de design Pentagram.
ninguém sabe se os EUA vão ser a sede ou de 2018 ou de 2022, mas se os EUA forem uma das sedes escolhidas, a identidade da competição com certeza não vai ser essa (taí um balde de água fria na comunidade designer, aparentemente já apaixonada por essa identidade, primeiro por ser da Pentagram, segundo por não ser de uma agência de publicidade, e terceiro por não ser o logo de 2014), já que, para toda grande competição esportiva, existe a identidade da candidatura e a identidade da competição propriamente dita.
um consolo pra vocês designers: o logo das Olimpíadas do Rio de Janeiro 2016 vai ser anunciado na virada de 2010 para 2011, a concorrência já chegou à fase final e todas as finalistas são agências de design (uma delas, a Dupla Design, foi responsável pelas identidades dos Jogos Pan-Americanos Rio 2007 e da candidatura do Rio a 2016).
0 Response to "todo mundo odeia o logo da Copa 2014: versão americana: Pentagram, Nova York."
Postar um comentário