SWU: o festival com mais hype por quilômetro quadrado EVER.

vocês já devem ter ouvido falar do SWU: Começa com Você (a sigla SWU vem de “Starts With You”, “Começa com Você” em inglês). segundo o pessoal por trás dele, é um “movimento de conscientização em prol da sustentabilidade” (buzzwords, muitas buzzwords), que por sua vez dá origem ao SWU Music+Arts Festival, que vai acontecer na Fazenda Maeda em Itu.
o objetivo deles é fazer um “Woodstock brasileiro” (tanto, que alguns boatos antes do anúncio diziam que iria se chamar “Woodstock Brasil”), ou um “Coachella brasileiro”, ou mesmo um “Glastonbury brasileiro”, enfim, qualquer festival descolado que aconteça por aí.

pra mim, o SWU é um festival, e um festival que se leva muito a sério.

claro, Coachella tem muitas ações “verdes”, e Glastonbury sempre seu apoio a várias causas, fora que ele também acontece em uma fazenda (mas isso já acontece há décadas). mas eles não se levam tão a sério como movimento quanto o SWU. quero dizer, eles não se vendem como uma causa meses antes do festival, nem chamam megacelebridades para venderem a causa. em vez disso, eles se vendem como festivais, vendem suas atrações e aproveitam para vender as causas apoiadas por eles.

nem o Rock in Rio se leva tanto a sério. claro, ele sempre é “por um mundo melhor” e tem um fórum de debates (como os festivais já citados), mas ele foi criado para promover a cerveja Malt 90 (que só não era a Kaiser do seu tempo porque a Kaiser já existia – vamos dizer que ela é a Nova Schin do seu tempo), e nunca quis se vender como uma grande causa social, apenas como um megafestival. e o Rock in Rio conseguiu viver bem mais do que a Malt 90. claro que passou os últimos anos em Lisboa e Madri, tanto que até chamo o Rock in Rio Lisboa de “Rock in Rio Tejo”, só pra fazer um pouco mais de sentido. mas ele volta pro Rio (o de Janeiro), já no ano que vem.

e duvido que tenha alguém (que não tenha recebido bola dos organizadores) prefira falar do movimento SWU do que do festival SWU. todo mundo fala das atrações, dos ingressos e de outras coisas que importam.

resumo da ópera: se for organizar um festival, coloque o que interessa em primeiro lugar, em vez de criar um movimento, uma causa ou qualquer coisa do tipo, e criar um festival só pra apoiar essa causa que vocês lançaram.
#prontofalei

p.s.: esse é o primeiro de vários posts-desabafo aqui no não é iogurte. só pra avisar.

0 Response to "SWU: o festival com mais hype por quilômetro quadrado EVER."

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme