o grande apagão de 2009 (ou “o que acontece quando alguma coisa fica zoa em Itaipu e Furnas”)

foi assim: mais ou menos 22:00 (horário de Brasília), quando as luzes aqui piscaram, até apagar tudo. depois, uns 20 minutos depois, voltou, apesar das luzes incandescentes (sim, ainda sobraram algumas aqui) ficarem à meia-luz (a maioria das fluorescentes continuou funcionando, provavelmente por elas terem uma potência menor para ter a mesma luminosidade – ou até maior). a iluminação da rua ficou apagada (enquanto que no primeiro blecaute, elas continuaram funcionando, ou pelo menos é o que eu lembro). até deu pra ligar a TV pra ver o que estava acontecendo. ninguém tinha interrompido a programação pra dar a notícia, mas o BandNews deu na tela que o apagão era geral em uma porrada de estados, inclusive São Paulo (eu moro em São Caetano do Sul). pouco tempo depois, caiu geral. casas, ruas, outras cidades, tudo.

todo mundo ligando os celulares, as lanternas dos celulares (inclusive a do meu), pra não se perder, acendendo vela, todo mundo ligando pra todo mundo (pelo menos aqueles que tinham a rede do celular funcionando, o que não era o meu caso – a rede da Vivo tava funcionando, a da Claro não), desligando tudo que podia, já que disseram pelo telefone que quando a luz voltasse podia zoar tudo, a gente tentando manter a calma mesmo no breu total, ainda mais com um dos meus irmãos na faculdade (menos mal – ou não – para ele, já que a facul tinha gerador, mas a volta que foi mais complicada, sem metrô, farol, sem nada, só marronzinho), e eu, quando a lanterna do celular não tava ligada, fui ligar o rádio pra tentar conseguir mais alguma informação. muitas emissoras tavam fora do ar, a Jovem Pan 2 100,9 interrompeu a programação pra dar a cobertura da Jovem Pan 620, as outras rádios de notícias (CBN 780/90,5, Bandeirantes 840/90,9 e SulAmérica Trânsito 92,1) também cobrindo o apagão, enquanto que a Mix 106.3 tava com programação normal. foi pelo rádio que fiquei sabendo das primeiras informações sobre a causa (ou não) disso tudo, uma pane em Itaipu, problemas na rede de transmissão de Furnas, qualquer coisa que fosse acontecer, o Paraguai também no escuro (afinal, de Itaipu zoou, tinha que ter impacto no Paraguai), mas por menos tempo que metade do Brasil, e tudo mais.

mais ou menos 0:10, a luz já voltou pra valer em São Caetano, São Bernardo e mais alguns lugares (São Paulo ainda estava no escuro), e todo mundo estava tentando se recuperar da situação, porque mais de duas horas sem luz, de noite ainda (apesar que em outros lugares foi por mais tempo), é muito complicado, e a gente ainda com medo que isso vá acontecer de novo essa semana ou qualquer dia desses. duas palavras resumem esse perrengue: ninguém merece.

0 Response to "o grande apagão de 2009 (ou “o que acontece quando alguma coisa fica zoa em Itaipu e Furnas”)"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme