um sonho de androides mágicos

entre os smartphones (celulares que são praticamente computadores de bolso), alguns se destacam em relação aos outros: o iPhone (óbvio), o Palm Pre (que promete ser tão sexy quanto o iPhone, se não for mais sexy do que ele), alguns celulares da família BlackBerry (apesar do pessoal não gostar muito do Storm), a família HTC Touch (baseada em Windows Mobile) e qualquer aparelho baseado na plataforma Android.
o primeiro celular baseado na plataforma de código aberto liderada pelo Google foi o HTC Dream (esquerda, também conhecido como T-Mobile G1, já que a operadora alemã tem a exclusividade dele nos EUA, Alemanha, Reino Unido e outros países. no resto do mundo é HTC Dream mesmo), que enquanto tem um teclado físico (que nem o Pre e ao contrário do iPhone), multitarefa (que nem o Pre e ao contrário do iPhone) e navegador baseado em WebKit (que nem o iPhone e o Pre), não tem conexão de fone de ouvido de 3,5mm (que o iPhone tem), tem muitos recursos faltando e não é tão bonito quanto seus concorrentes, até mesmo da própria HTC. além disso, a memória é microSD, removível, que para alguns é uma vantagem (dá pra aumentar e levar pra outro celular!), mas para outros, uma desvantagem (8/16GB de memória interna são o suficiente e cartões microSD desse tamanho ainda são caros demais!).
o segundo foi anunciado hoje: o HTC Magic (direita, lançamento exclusivo pela Vodafone, mas vai ser lançado mais tarde por outras operadoras) que é basicamente o Dream sem teclado físico (que nem o iPhone e ao contrário do Pre) e com uma versão atualizada do sistema Android (será que o Dream vai poder atualizar ele, que nem o iPhone?), que além de dar suporte a um teclado virtual (útil também pra quem tem um Dream e não quer abrir ele só pra digitar um e-mail ou torpedo), tem gravação de vídeo (que o iPhone ainda não tem – ele ainda não tem copiar-e-colar, MMS nativo, multitarefa nem Adobe Flash, mas quem sabe um dia? a Adobe até já tá desenvolvendo o Flash pra ele) e alguns outros recursos menores.
nem o Dream nem o Magic estão disponíveis no Brasil e nem têm data marcada pra chegar. mas podem chegar (uma das operadoras integrantes da Open Handset Alliance, responsável pelo Android, é a Telefónica, que é dona de metade da Vivo). ainda assim prefiro comprar um iPhone (talvez você já tenha percebido, por tantas referências a ele).

[via Gizmodo]

update: a TIM vai lançar um celular Android, não da HTC, mas da Huawei (o pessoal dos modems 3G), que ainda não tem data de lançamento.

0 Response to "um sonho de androides mágicos"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme