São Bernardo vai ter um shopping novo, e São Caetano vai ter um shopping, ponto.

hoje, a região do ABC tem cinco shopping centers que honram tal definição: o Metrópole, em São Bernardo, o Shopping ABC e o ABC Plaza, em Santo André, o Mauá Plaza, em Mauá (dããã), e o Praça da Moça, em Diadema. mas em 2011 (ou mais tarde, dependendo de como forem as obras), vão ser inaugurados mais dois: o Golden Square Shopping (perspectiva à esquerda na imagem), em São Bernardo (no lugar do Golden Shopping, na Av. Kennedy) e o ParkShoppingSãoCaetano (à direita), aqui em São Caetano (algo também bastante óbvio), dentro do Espaço Cerâmica. aliás, o ParkShoppingSãoCaetano (que sempre vai ser chamado desse jeito, para não ter confusão com outros dois shoppings do grupo com nomes parecidos: o ParkShopping, em Brasília, e o ParkShoppingBarigui, em Curitiba) é o que mais chama a atenção, porque São Caetano nunca teve um shopping de verdade (o Shopping São Caetano não conta, porque as – poucas – lojas não são muito boas, a praça de alimentação idem, tanto que as únicas grandes cadeias lá – McDonald’s e Subway – ficam bem longe da praça de alimentação, o segundo andar agora é todo de escritórios e ainda por cima o shopping fecha às 20:00).

os espaços prometem ser grandes, a Squarestone (que vai administrar o Golden Square) fez festa de lançamento na Daslu, a Multiplan (que vai administrar o ParkShoppingSãoCaetano, também administra o MorumbiShopping, o Anália Franco, o BarraShopping, entre outros) vai fazer a dela no Fasano semana que vem (18/novembro), cada um vai ter 6 salas de cinema (já se sabe que as do Golden Square vão ser da Cinemark), quase 200 lojas no Golden Square (166, para ser mais exato, fora 4 âncoras e 14 megalojas), mais de 200 no ParkShoppingSãoCaetano (242, sendo 15 âncoras e megalojas), que ainda vai ter uma área maior que a do Golden Square (fora o fato de ficar pertinho de casa ;-) ). quem vai estar em cada um (que é o que importa)? ainda não sei. vamos esperar até a gente ter alguma ideia disso.

enquanto isso, o Metrópole acabou de anunciar mais uma expansão (vi hoje no Bom Dia), que vai ter 31 lojas novas e 9 salas de cinema (uma delas 3D), e tem inauguração prevista para março de 2011, antes das inaugurações das duas novidades: o Golden Square pode abrir em abril de 2011 (antes ia abrir em novembro de 2010) e o ParkShoppingSãoCaetano, em novembro de 2011.

antes disso (março/abril de 2010), já vai ter metrô na estação Tamanduateí (que fica atrás do Central Plaza, que tecnicamente fica em São Paulo, mas fica do lado do ABC), e o trem (da CPTM, linha 10 – Turquesa), que também tem estação em São Caetano (Tamanduateí é a próxima, sentido Luz), também vai para o ABC Plaza (estação Prefeito Celso Daniel – Santo André, do lado do shopping), com o Shopping ABC (vulgo “Mappin” por antes ter sido uma loja do Mappin) a um trólebus (e uma passagem a mais) de distância. qualquer que seja a opção (inclusive a Avenida Paulista e outras paradas do metrô), sempre tem alguma coisa pra fazer enquanto a gente espera. é esperar pra ver.

o grande apagão de 2009 (ou “o que acontece quando alguma coisa fica zoa em Itaipu e Furnas”)

foi assim: mais ou menos 22:00 (horário de Brasília), quando as luzes aqui piscaram, até apagar tudo. depois, uns 20 minutos depois, voltou, apesar das luzes incandescentes (sim, ainda sobraram algumas aqui) ficarem à meia-luz (a maioria das fluorescentes continuou funcionando, provavelmente por elas terem uma potência menor para ter a mesma luminosidade – ou até maior). a iluminação da rua ficou apagada (enquanto que no primeiro blecaute, elas continuaram funcionando, ou pelo menos é o que eu lembro). até deu pra ligar a TV pra ver o que estava acontecendo. ninguém tinha interrompido a programação pra dar a notícia, mas o BandNews deu na tela que o apagão era geral em uma porrada de estados, inclusive São Paulo (eu moro em São Caetano do Sul). pouco tempo depois, caiu geral. casas, ruas, outras cidades, tudo.

todo mundo ligando os celulares, as lanternas dos celulares (inclusive a do meu), pra não se perder, acendendo vela, todo mundo ligando pra todo mundo (pelo menos aqueles que tinham a rede do celular funcionando, o que não era o meu caso – a rede da Vivo tava funcionando, a da Claro não), desligando tudo que podia, já que disseram pelo telefone que quando a luz voltasse podia zoar tudo, a gente tentando manter a calma mesmo no breu total, ainda mais com um dos meus irmãos na faculdade (menos mal – ou não – para ele, já que a facul tinha gerador, mas a volta que foi mais complicada, sem metrô, farol, sem nada, só marronzinho), e eu, quando a lanterna do celular não tava ligada, fui ligar o rádio pra tentar conseguir mais alguma informação. muitas emissoras tavam fora do ar, a Jovem Pan 2 100,9 interrompeu a programação pra dar a cobertura da Jovem Pan 620, as outras rádios de notícias (CBN 780/90,5, Bandeirantes 840/90,9 e SulAmérica Trânsito 92,1) também cobrindo o apagão, enquanto que a Mix 106.3 tava com programação normal. foi pelo rádio que fiquei sabendo das primeiras informações sobre a causa (ou não) disso tudo, uma pane em Itaipu, problemas na rede de transmissão de Furnas, qualquer coisa que fosse acontecer, o Paraguai também no escuro (afinal, de Itaipu zoou, tinha que ter impacto no Paraguai), mas por menos tempo que metade do Brasil, e tudo mais.

mais ou menos 0:10, a luz já voltou pra valer em São Caetano, São Bernardo e mais alguns lugares (São Paulo ainda estava no escuro), e todo mundo estava tentando se recuperar da situação, porque mais de duas horas sem luz, de noite ainda (apesar que em outros lugares foi por mais tempo), é muito complicado, e a gente ainda com medo que isso vá acontecer de novo essa semana ou qualquer dia desses. duas palavras resumem esse perrengue: ninguém merece.

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme